Conheça o HP

Há mais de 40 anos o Hospital de Potirendaba escreve uma linda história de dedicação às pessoas e paixão pela vida!

O Hospital Assistencial de Potirendaba, foi constituído no dia 1º de maio de 1980, como uma entidade associativa de caráter civil, com natureza jurídica para prática de filantropia, sem fins lucrativos.

Estrutura

É considerado um dos hospitais mais bem aparelhados da região e com várias especialidades clínicas e cirúrgicas, além de internações, consultas, diagnósticos e cirurgias de pequeno a médio porte, atendendo pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou por convênios particulares.

A população de Potirendaba conta com um atendimento 24 horas, através do Plantão de Urgência e Emergência, além de uma equipe especializada e capacitada para oferecer atendimento assertivo e humano.

Pronto Atendimento 24h

Para melhor atender a população o Hospital realiza a classificação de risco baseada no Protocolo de Manchester que busca atender o paciente por prioridade e não mais por ordem de chegada. Utilizado em grandes hospitais, o Protocolo de Manchester se dá através do uso de cores, que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos.

Após o acolhimento de enfermagem baseada em sinais e sintomas que definem a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, identifica-se o cliente com a cor respectiva à gravidade: verde, amarelo e vermelho – que indicam respectivamente não urgente, urgente e emergência.

Urgência e Emergência

O setor de Urgência e Emergência do HP atende durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.

Centro Cirúrgico

Somando mais de 30 cirurgias eletivas mensais, o Centro Cirúrgico do HP é interligado com duas salas de cirurgia, pré e pós-operatório, área de entrada e saída de pacientes e ambiente de esterilização, além de profissionais capacitados e especializados nas mais diferentes especialidades e aparelhos de alta tecnologia, que permite procedimentos de pequeno e médio porte.

Unidades de Internação

O Hospital de Potirendaba disponibiliza aos seus pacientes duas unidades de internação. Nessa estrutura, a equipe especializada e multidisciplinar, presta assistência imprimindo um atendimento diferenciado e personalizado.

• Unidade Materno e Infantil
Dispõe de toda a infraestrutura necessária para receber a nova mamãe e sua família neste momento tão especial. A unidade é composta por uma maternidade, pediatria e berçário, especialmente preparados para receber gestantes, recém-nascidos e crianças com total conforto e segurança.

• Unidade Adulto e Pediátrica:
É o setor de internamento adulto e pediátrico, que atende pacientes clínicos e cirúrgicos.

Hotelaria

O serviço de Hotelaria do Hospital de Potirendaba está baseado na ideia de receber bem, proporcionar ao paciente e aos familiares um ambiente acolhedor, seguro, confortável, durante seu período de internação.

Por isso, dispõe de 31 leitos, entre eles quartos e apartamentos. São ambientes agradáveis com todo conforto necessário aos pacientes internados, que são atendidos e monitorados 24 horas por médicos e enfermeiros.

Laboratório de Análises Clínicas

O Hospital de Potirendaba reúne uma equipe capacitada e equipamentos com avançada tecnologia para a realização de exames de diagnósticos, garantindo a confiabilidade na liberação dos resultados.

Farmácia

A Farmácia do Hospital faz o armazenamento, controle, dispensarão e distribuição de medicamentos e correlatos à unidades internas.

Ambulatório de Especialidades

O HP dispõe de um ambulatório para atendimento eletivo, de pacientes clínicos e cirúrgicos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou conveniados, nas diversas especialidades e sub-especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, endoscopia, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, proctologia, radiologia e ultrassonografia.

O agendamento é realizado via regulação, através das Unidades de Saúde Municipais de Potirendaba.

Serviço de Remoção

O Hospital conta com o serviço para remoção e transferências de pacientes, tendo disponíveis ambulâncias e UTI Móvel, ambos com acompanhamento médico e de enfermagem.

Especialidades

Anestesiologia

Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.

Cardiologia

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

Clínica Médica

A Clínica Médica é a especialidade da Medicina focada no diagnóstico e tratamento clínico das patologias em adultos, ou seja, sem cirurgia. O médico desta especialidade é responsável por avaliar o paciente de maneira completa e está apto a resolver a maioria das enfermidades, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.

Ginecologia e Obstetrícia

​​Especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, a ginecologia tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.

Pediatria

A Pediatria é a especialidade da medicina que se dedica à assistência à criança e ao adolescente, seja com cuidados preventivos, diagnóstico ou tratamento de alguma doença. O pediatra, além de cuidar diretamente da saúde infantil, presta auxílios à família quanto à alimentação, aleitamento materno, vacinação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento neuro-psico-motor. Além disso, o Hospital também oferece serviços médico-hospitalares de suporte em todos os momentos da gestação e parto. Na maternidade, a mãe e o bebê têm à disposição assistência completado hospital e recebem atendimento humanizado e personalizado.

Proctologia

Especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

A Radiologia/Diagnóstico por imagem é a especialidade médica dedicada à avaliação diagnóstica através dos métodos de imagem, permitindo o diagnóstico de inúmeras patologias.

Exames realizados

Análises Clínicas

Os exames de Análises Clínicas são popularmente conhecidos como exames de laboratório ou laboratoriais. A especialidade estuda materiais biológicos como sangue, urina, fezes, entre outros. O seu objetivo é indicar, de forma precisa, alterações e disfunções que podem causar ou confirmar suspeitas de doenças.

Eletroocardiograma

O Eletrocardiograma é um dos exames mais importantes e utilizados na cardiologia – especialidade da medicina responsável por diagnosticar e tratar doenças que atingem o coração. Como sugerido já no próprio nome, o exame de eletrocardiograma faz uma espécie de análise dos impulsos elétricos do coração, apresentando essa atividade em um gráfico e permitindo que, por meio desse monitoramento, sejam identificados desde pequenas anomalias, como uma leve Arritmia Cardíaca, até um Infarto.

Ultrassonografia

A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações. A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado.

Radiografia

Exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo. O Raio X serve para avaliar as condições de órgãos e estrutura internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evoluções de tumores e doenças ósseas, entre outros.